Revista Digital de los Misioneros Combonianos 
en América y Asia

ÁSIA
A Missão Viajante Comboniana no Contexto Chinês

Já passaram 25 anos desde que um pequeno grupo de Missionários Combonianos chegou a Macau para iniciar o seu trabalho no contexto chinês. O projecto Fen Xiang esteve no centro das suas actividades pastorais. A abertura de uma comunidade em Macau e mais tarde em Taiwan pretendia lançar as bases para a presença dos Missionários Combonianos no contexto chinês. No entanto, o seu objectivo era estabelecer a "presença comboniana" na China continental. 


Este objectivo levou a uma procura de formas e iniciativas. Embora a tarefa não fosse fácil, no final de 1998 já tinha sido elaborado um plano para realizar tal sonho: o projecto 'Fen Xiang' (FX). O projecto 'Fen Xiang' visava desenvolver a presença dos Missionários Combonianos na China, a fim de estar em contacto e de alguma forma partilhar as preocupações da Igreja na China, e ao mesmo tempo ajudar os mais marginalizados. Desde Outubro de 1998, FX tem levado a cabo os seus objectivos seguindo a abordagem missionária itinerante, principalmente através de viagens de Macau para o continente, o que chamamos "a missão itinerante comboniana".
Ao longo destes 23 anos, FX abriu diferentes frentes e lugares na sua colaboração com a Igreja na China, tanto a clandestinidade como a comunidade pública. O projecto centrou-se na difusão do espírito missionário da Igreja, um compromisso incondicional para com os mais pobres da sociedade. A missão comboniana na Ásia concentrou-se no contexto chinês como uma prioridade em termos de primeira evangelização. Os missionários combonianos, desde o início, concentraram o seu trabalho na formação de agentes pastorais da Igreja na China, bem como na assistência aos mais pobres da sociedade.
Ao longo dos anos, FX tem também concentrado as suas energias em ajudar os mais pobres e abandonados da sociedade chinesa, apoiando orfanatos, centros de assistência, crianças pobres no campo, etc. A formação do pessoal do orfanato e das irmãs católicas, através de bolsas de estudo e cursos de formação espiritual realizados periodicamente e especialmente no norte da China, nas províncias de Gansu, Hebei, Henan, Shanxi, Shaanxi, Henan, Sichuan e Shenyang, tem sido benéfica e útil para a Igreja local.
Ao longo das últimas duas décadas, centenas de pessoal da igreja, padres, freiras, bispos, seminaristas e também leigos beneficiaram de bolsas de estudo FX, na esperança de melhorar a sua educação. A equipa FX também realizou cursos de formação, retiros, campos de jovens, etc., especialmente desde 2012, com ênfase na dimensão missionária da Igreja, na espiritualidade bíblica e na espiritualidade cristã básica.
Isto tem sido feito de forma discreta e cautelosa, devido ao cenário particular em que os missionários estrangeiros não estão autorizados a conduzir actividades religiosas. O contexto comunista e ateísta não facilita as coisas. Alguns anos antes, bispos, padres e religiosos e religiosas tinham passado décadas em prisões e campos de concentração maoístas. Quando regressaram às suas dioceses, foram abertos seminários e depois conventos, e assim a Igreja começou um novo futuro, apesar do controlo governamental, perseguições e obstáculos.
Em 1996, a comunidade de Macau iniciou um projecto de colaboração com a Igreja na China na área da formação. Em 2000, foi criada uma equipa para o "Projecto Fen Xiang", que visa o crescimento e fortalecimento da Igreja local. Neste sentido, várias iniciativas centram-se na colaboração com a Igreja no campo da formação através de bolsas de estudo para sacerdotes, seminaristas, professores, religiosos que trabalham nos campos religioso, teológico e pastoral, bem como nos sectores social, médico e outros, a fim de melhor servir a sociedade.
 Os membros da equipa "Fen Xiang", durante as suas visitas à China, organizam cursos de formação e exercícios espirituais e partilham as preocupações da vida religiosa e missionária com seminaristas, religiosos, sacerdotes e leigos. Fen Xiang" está também envolvido em projectos de promoção humana para expressar a dimensão social da fé, que é inseparável da vocação missionária, em favor desta última. A equipa FX também publica "Fen Xiang News" três vezes por ano em cinco línguas.
O projecto "Fen Xiang" é inspirado e em sintonia com as características básicas do carisma comboniano: preocupação com os marginalizados da sociedade (apoio a orfanatos e centros de assistência, oferta de bolsas de estudo para estudantes pobres no campo), a necessidade de partilhar o espírito missionário com a Igreja local (através de cursos, boletim digital, contactos pessoais, formação através de retiros anuais para sacerdotes, irmãs, seminaristas e leigos, cursos de formação para religiosos e sacerdotes).
Reflectindo sobre as últimas duas décadas, podemos dizer que desenvolvemos uma espécie de itinerário missionário espiritual que nos fascinou desde o início e que estava em sintonia com o contexto em que se desenvolveu: "a missão itinerante comboniana".
Nestes anos da viagem 'Fen Xiang', podemos dizer que os resultados têm sido muito satisfatórios. Sacerdotes, professores de seminário e religiosos foram formados em diferentes lugares com a ajuda de 'Fen Xiang', e uma vez de regresso ao seu país, assumiram posições de responsabilidade para continuar a ajudar nos seus respectivos lugares de acordo com a sua formação cristã.
Os desafios do 'Fen Xiang' não são isentos de dificuldades, uma vez que ocorrem num contexto de insegurança. Não há dúvida que o testemunho da Igreja na China e dos seus agentes pastorais, que sofreram perseguição e continuam a sofrer o controlo do governo, é algo que nos ajuda como missionários a fazer causa comum com as pessoas a quem somos enviados. Aprendemos com as pessoas, e vivemos com a igreja local com quem partilhamos as nossas vidas. Vamos continuar a trabalhar por um futuro melhor para a Igreja na China, estando ao seu serviço, promovendo o trabalho missionário neste contexto complexo e desafiador. Hoje há cinco Missionários Combonianos em Macau. Dois deles estão a cargo de uma paróquia e os outros estão envolvidos no projecto "Fen Xiang".
[Missionários Combonianos]  

El perdón cura las heridas provocadas por el resentimiento y renueva las personas, las familias, las comu- nidades y la vida social. El perdón es la clave de nuestras relaciones con Dios, con el prójimo y con nosotros mismos El perdón es una necesidad. Si no perdono, no puedo ser perdonado. El perdón es un proceso, este es, un continuo crecimiento hacia la libertad interior. No olvidemos que algunas experiencias son tan dolorosas que requieren mucho tiempo transcurrido en el perdón.